Categorias: Justiça

Quarta Edição do Exame Nacional da Magistratura será no próximo domingo

Expectativa para resultado dos testes. Foto: Divulgação

Marcado para o próximo domingo o 4º Exame Nacional da Magistratura (ENAM), que ocorrerá das 13h às 18 horas, seguindo o horário de Brasília. O certame, organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), é destinado a bacharéis em Direito que desejam ingressar na Magistratura.

A aplicação da prova será no Colégio Farias Brito (Sede Aldeota e Central), e acompanhada pelo juiz titular do Núcleo de Justiça 4.0 Execução de Título Extrajudicial, José Ronald Cavalcante Soares Júnior, conforme designação da presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A supervisão também conta com a participação de representantes da Justiça Federal e da Justiça do Trabalho.

Provas

Com caráter eliminatório, o exame avaliará as(os) candidatas(os) por meio de 80 questões de múltipla escolha sobre Direito Constitucional, Direito Administrativo, noções gerais do Direito e de formação humanística, Direitos Humanos, Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Empresarial e Direito Penal.

Para a aprovação, as(os) inscritas(os) precisam alcançar, no mínimo, 70% de acertos na ampla concorrência ou 50% no caso de ações afirmativas.

O Enam foi criado pela Resolução nº 531, de 14 de novembro de 2023, do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), e já habilitou mais de 16 mil pessoas em suas três edições, sendo 4.521 negras, 1.658 com deficiência e 30 indígenas. A habilitação tem validade de dois anos, podendo ser prorrogada uma única vez, por igual período.

SERVIÇO

*Colégio Farias Brito – Sede Aldeota e Central

*Horário: das 13h às 18 horas

*Confira o local de prova AQUI.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais