Categorias: Economia

Receita Federal abre hoje a consulta ao quarto lote de restituição do IR 2024

Fachada da sede da Receita Federal,no DF. Foto: Agência Brasil

A Receita Federal libera nesta sexta-feira (23), a partir das 10 horas, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Para saber se vai receber, o contribuinte deverá acessar o site da consulta da restituição neste link (clique aqui). 5,3 milhões de contribuintes vão receber o pagamento em 30 de agosto e o fisco vai desembolsar R$ 6,8 milhões.

O dinheiro da restituição cai na conta informada pelo contribuinte na entrega da declaração ou na chave PIX indicada. Este é o penúltimo lote de restituição de 2024. Quem não receber agora, terá de esperar até o quinto lote, que será pago em 30 de setembro.

Quem recebe a restituição do IR no 4º lote?

Os primeiros a receber a restituição do IR são os contrinuintes do grupo prioritário. São eles:

15.077 contribuintes com idade igual ou superior a 80 anos;
84.659 Pessoas com mais 60 anos;
7.168 Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave ;
27.372 Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério;
47.238 Moradores do Rio Grande do Sul atingidos por enchentes;
261.019 Pessoas que fizeram a declaração pré-preenchida ou que pediram a restituição via PIX;
4.904.908 de contribuintes não prioritários.
Depois das prioridades legais, as restituições são pagas de acordo com a forma escolhida. Quem fez a declaração pré-preenchida e pediu a restituição via Pix- desde que o mesmo seja o CPF – também tem prioridade.

Por fim, a ordem de restituição segue a data de envio da declaração. Quem entregou antes, recebe antes (confira abaixo o calendário completo de restituição do IR 2024).

SERVIÇO

*Para fazer a consulta, basta informar o CPF, a data de nascimento e o ano do exercício da declaração (2024) no site www.restituicao.receita.fazenda.gov.br.

*A consulta pode ser feita também por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, com versão para tabletes e smartphones dos sistemas Android, do Google, e iOS, da Apple. Além de saber sobre a liberação da restituição, o cidadão pode consultar também a situação cadastral de um CPF.

(Com Agências)

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais