Maior número de visitações em um único ano, desde sua inauguração, há 10 anos, o Museu da Indústria registrou, em 2024, 40.043 visitantes. Um recorde histórico para o equipamento administrado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e pelo SESI Ceará.
Em uma área de mais de dois mil metros quadrados, O Museu da Indústria oferece uma experiência ampla que relaciona a industrialização a diversos aspectos da vida cotidiana, como tecnologia, sustentabilidade, design, moda e história.
Atualmente, o Museu abriga duas exposições de grande sucesso:
– Caminhos do Café no Ceará: Memória | Inovação | Mundo do Trabalho, que explora a rica trajetória do café no estado e seu impacto no desenvolvimento econômico e social.
– Eletricidade: História, Memória e Futuro do Patrimônio Energético no Ceará, que mergulha na evolução da energia elétrica, sua relevância histórica e seu papel no futuro sustentável.
Para o gestor do equipamento, Luis Carlos Sabadia, o recorde no número de visitantes “é um indicador significativo que confirma a consolidação do Museu da Indústria como um dos principais espaços culturais do Estado”.
Reflete, ainda, o fortalecimento da relação do setor educativo do museu com as escolas públicas e privadas da cidade, além de destacar sua relevância como equipamento estratégico para o turismo local. Esse resultado é também fruto da nova política nacional de cultura do SESI, que está promovendo a implantação de uma rede integrada de equipamentos culturais”, comentou.
SERVIÇO
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro, Fortaleza, CE
Horários: Terça a sábado, das 9h às 17h. Domingo, das 09h às 13h.
Mais informações: https://www.museudaindustria-ce.org.br