Categorias: Justiça

TJCE supera 737 mil julgamentos em 2024 e aumenta em 15,3% a produtividade

Abelardo Benevides, presidente do Tribunal de Justiça, encerra em alta 2024. Foto: TJCE

O Tribunal de Justiça do Ceará, que investiu em ações estratégicas para ampliar a produtividade, fechou o ano passado com bons resultados.

Entre janeiro e dezembro de 2024, foram julgados 737.115 processos, o que representa um incremento de 15,3% no indicador em comparação com os registros do mesmo intervalo de tempo em 2023, quando foram apreciados 639.402 casos.

Outro dado: a média mensal de julgamentos no período ultrapassou os 61,4 mil. Esta tem sido uma das prioridades da atual gestão do TJCE, que tem à frente o desembargador Abelardo Benevides Moraes.

Indicadores positivos igualmente foram conquistados quanto à quantidade de baixas realizadas, que aumentaram 9,5% em relação ao ano anterior, alcançando um total de 687.797 em 2024. Com a meta de promover maior celeridade no trâmite processual entre os pilares da atual Gestão, o TJCE registrou queda de 3,9% na Taxa de Congestionamento Bruta (TC), que mede o percentual de casos não resolvidos ao final de um período.

Durante todo o ano de 2024, 649.489 casos novos chegaram à Justiça do Ceará, o que significa um crescimento de 12,5% em comparação com 2023, e de 71,9% em relação aos dados de 2020. A quantidade de sentenças por casos novos também aumentou, tendo sido registrado um incremento de 2,4% entre 2024 e 2023.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais