Categorias: Saúde

Rede Sesa recebe doação de leite humano

E aí, vai doar? Foto: Divulgação

Para garantir alimentação segura, especialmente a recém-nascidos prematuros, de baixo peso ou internados em UTIs neonatais, hospitais da Rede da Secretaria da Saúde do Ceará estão em nova campanha. Ao todo, são seis unidades estaduais, sendo quatro Bancos de Leite Humano (BLH) e dois Postos de Coleta aguarando doações..

Podem doar, lactantes saudáveis, com exames em dia, que produzem leite suficiente para alimentar seu bebê e ainda possuem excedente. Ao entrar em contato com qualquer banco ou posto de coleta, a mãe passa por triagem e recebe orientações sobre o processo. As doações podem ser feitas presencialmente mediante ligação para a Unidade ma próxima, recolhidas nas residências das doadoras ou realizadas dentro das próprias unidades de saúde, onde lactantes internadas também podem contribuir.

Banco de Leite do HGCC

O Banco de Leite do HGCC passou por ajustes, mas não sofreu interrupções. A farmacêutica responsável técnica pelo processamento e controle de qualidade do leite humano do hospital, Gleydiane Barroso, explica que esse serviço é vital para a sobrevivência de recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados na rede pública.

“O atendimento às doadoras segue operando, mas de forma remota, garantindo que a coleta domiciliar e as orientações às lactantes continuem ocorrendo regularmente, sem prejuízo ao estoque ou às voluntárias”, reforça.

Para facilitar esse processo, a logística de recolhimento do HGCC cobre toda a capital e parte da Região Metropolitana, permitindo que a doação seja feita sem sair de casa. Segundo a bioquímica, o itinerário é planejado para otimizar o tempo: “A rota da coleta acontece de segunda a sexta-feira, desenhada de acordo com a regional de cada bairro. Já às sextas-feiras, fazemos rota específica em Caucaia”, detalha.

Quem desejar doar para o banco do HGCC, cujos estoques são direcionados aos bebês transferidos para o Hospital Universitário do Ceará (HUC), pode fazer o agendamento via mensagem de WhatsApp pelo contato (85) 3125-9738.

Contatos da Rede Sesa para doações

Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) – Banco de Leite Humano

O atendimento ocorre de forma remota via mensagem pelo número (85) 3125-9738 (WhatsApp). A equipe realiza a triagem online e mantém as rotas domiciliares de coleta regularmente, buscando o leite na casa da doadora.

*Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) – Banco de Leite Humano

O contato inicial deve ser feito pelos telefones (85) 3125-9315 | 0800-3125-9316. A equipe confirma as informações, agenda a coleta domiciliar e fornece os frascos esterilizados para o armazenamento.

*Hospital Geral de Fortaleza (HGF) – Banco de Leite Humano

Para doar, a interessada deve entrar em contato pelo número (85) 3457-9155. Após a triagem e verificação de exames, a doadora recebe em sua residência o kit completo (frascos, copos, gorro e máscara) para garantir a segurança do processo.

*Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) – Posto de Coleta

As interessadas podem entrar em contato pelos telefones (85) 3216-8325 | (85) 98970-3247 (WhatsApp). O hospital disponibiliza kits de coleta (com frascos e material de proteção) e envia um receptor para buscar o leite diretamente na residência da doadora.

*Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) – Posto de Coleta

As doações podem ser agendadas através dos números (88) 3406-1421 | (88) 3406-1300 | (88) 98883.2813 (WhatsApp). A equipe do HRSC recebe doações de segunda a domingo, das 8h às 18 e também realiza a coleta porta a porta, bastando que a doadora faça o agendamento da captação com a equipe. O Hospital também recebe frascos para armazenar o leite.

*Hospital Regional Norte (HRN) – Banco de Leite Humano

As doações podem ser agendadas através dos números (88) 3677-9467 | (88) 98883-4079 (WhatsApp). A equipe do HRSC recebe doações de segunda a domingo, das 8h às 18 e também realiza a coleta porta a porta, bastando que a doadora faça o agendamento da captação com a equipe. O Hospital também recebe frascos para armazenar o leite.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais