Mais de 18 mil processos já foram movimentados pelos seis robôs instalados desde maio, pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O assunto foi destaque nesta terça-feira (12), em programa ao vivo na TV Justiça, canal administrado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O juiz e cogestor do programa de Robotização da Justiça do Ceará, Renato Esmeraldo Paes, ressaltou o trabalho dos robôs nos gabinetes e secretarias, proporcionando ganho nos quesitos celeridade processual e produtividade, quando a tecnologia permite que seja feito, em cerca de 30 segundos, uma atividade que levaria entre três a quatro minutos para ser executada por um servidor.
“Os robôs são ferramentas fundamentais para a realização de atividades repetitivas, pois proporcionam maior celeridade e segurança na realização da tarefa a que se destinam e liberam os servidores para a realização de outras com maior grau de complexidade”, comentou o cogestor do programa de Robotização.
Além de Fortaleza, os robôs já atuam nas Comarcas de Caucaia, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Russas/Palhano, Crato, Eusébio, Pacajus, Iguatu e São Gonçalo do Amarante.