SAP recebe empresas interessadas em contratar internas e internos capacitados no sistema penitenciário

Mauro Albuquerque posa com comitiva de empresários. Foto: Divulgação

Uma comitiva empresarial interessada em contratar mão de obra qualificada entre as pessoas privadas de liberdade do Ceará foi recebida, nesta semana, pelo secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado, Mauro Albuquerque. A visita é resultado de uma parceria entre a SAP e senai que já certificou mais de 23 mil internos em diversas áreas profissionais.

Hoje, já são oito empresas instaladas nas unidades prisionais do Ceará em áreas diferentes como gráfica, confecção e artesanato. Os familiares dos internos recebem parte do salário deles, além do direito a remição de pena e poupança futura.

As visitas ocorreram na Unidade Prisional Vasco Damasceno Weyne (UP-Itaitinga5) e Unidade Prisional de Ensino, Capacitação e Trabalho de Itaitinga (UPECT-Itaitinga). O objetivo da visita é mostrar aos empresários que a empregabilidade de pessoas privadas de liberdade também pode ser uma alternativa possível e lucrativa, já que muitos desconhecem as inúmeras possibilidades de negócios que podem gerar emprego e renda dentro de um presídio.

O empresário do segmento moda praia e fitness e dono da empresa “Use Paty”, Gilson Filho, se disse surpreso com a nova realidade do sistema prisional. “Está sendo uma grande surpresa presenciar essa evolução aqui no segmento da confecção dentro das unidades prisionais, pois lá fora estamos sofrendo muito com mão de obra profissional. Nós estamos passando por uma grande evolução no sistema carcerário. É muito gratificante ver essa reinclusão social dessas pessoas”.

A empresária do segmento moda feminina e dona da empresa “M.M Stilo”, Andréa Braga, está há 18 anos nesse ramo e se surpreendeu com a instalação das empresas nos presídios. “Eu estou impactada, porque é algo que pouquíssimas empresas dentro do Ceará conhecem essa oportunidade e realidade. Estamos falando de inclusão social, de uma chance dessas pessoas cuidarem de suas famílias de forma justa e honesta. Esses internos estão se redimindo e se tornando, de certa forma, exemplos para a sociedade de que recomeçar faz parte e errar é humano. Estou impressionada com a sustentabilidade, organização e a limpeza nas unidades. Tudo isso nos incentivou muito para pensar em futuras possibilidades”, afirma.

Cadeias Produtivas

A instalação de empresas dentro das unidades prisionais faz parte do projeto Cadeias Produtivas. Em dois anos, o programa já recebeu oito empresas.

As empresas instaladas são: Ypióca (confecção de camisas de palha, usadas para revestir a garrafa da cachaça), Prot Servis (confecção de roupas profissionais – fardamentos), Sky Beach (confecção de roupas), Mara Top London (confecção moda feminina), W.Jota Gráfica e Editora (prestação de serviços em gráfica), Lupo (confecção de peças de vestuário), ISM e CWM (Alimentação).

Neste projeto, os internos trabalham 40 horas semanais e recebem remição de pena a cada três dias trabalhados. A metade do salário é enviada a família, 25% entra como depósito judicial para benefício futuro do interno em liberdade e os outros 25% retornam ao sistema prisional para investimento em melhoria.

SERVIÇO

*Empresários ou industriais interessados podem entrar em contato com a Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso no telefone 3101-7714 ou através do e-mail cispe@sap.ce.gov.br

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais