Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secult-Ceará vai celebrar o Bicentenário da Confederação do Equador

Bandeira da Confederação do Equador. Foto: Arquivo

A Secretaria da Cultura do Ceará promove, neste mês de setembro, ações culturais que integram as celebrações do Bicentenário da Confederação do Equador. O Museu do Ceará e o Arquivo Público do Estado se unem na promoção das atividades celebrativas do bicentenário.

A programação começa no Arquivo Público na próxima quinta-feira, às 14h30, com a abertura da exposição “O Ceará na Confederação do Equador”. A mostra apresenta documentos e objetos que fazem alusão ao movimento, contando com o acervo dos dois equipamentos. Na ocasião, será realizado o relançamento dos livros “A Confederação Equador no Ceará vol. I e II” e “Padre Mororó: a revolução impressa”.

No sábado, será realizada a aula aberta “Memórias sobre a Confederação do Equador no Ceará: Praça dos Mártires (Passeio Público)”. A aula será ministrada pelo historiador do Museu do Ceará, Weber Porfirio.

Fechando o mês de celebrações, acontecerá, na segunda-feira, às 10 horas, a roda de conversa “Confederação do Equador: outras abordagens” com a participação do professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), João Paulo Peixoto, e da professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ana Sara Cortez Irffi. A mediação da conversa fica por conta do historiador do Museu do Ceará, Weber Porfirio. O encontro será on-line, no youTube da Secretaria da Cultura.

História

Marco histórico do Brasil, a Confederação do Equador foi um movimento revolucionário que eclodiu no Nordeste e lutou pelos ideais republicanos de liberdade e democracia que inspirariam, anos depois, a Proclamação da República do País.

A homenagem conta com a parceria da Fundação Sintaf e do grupo de estudo e pesquisa Sociedade de Estudos do Brasil Oitocentista (SEBO-UFC), vinculado ao Departamento de História da Universidade Federal do Ceará.

Programação

Abertura da exposição “O Ceará na Confederação do Equador” e relançamento do livros “A Confederação Equador no Ceará vol I e II” e “Padre Mororó: a revolução impressa”
Data: 19 de setembro
Horário: 14h30
Auditório do Arquivo Público

Aula aberta “Memórias sobre a Confederação do Equador no Ceará: Praça dos Mártires”
Data: 21 de setembro
Horário: 9h
Praça dos Mártires (Passeio Público)

Roda de conversa “Confederação do Equador: outras abordagens”
Data: 23 de setembro
Horário: 10h
On-line no YouTube da Secult Ceará

SERVIÇO

*Para saber mais sobre a Confederação do Equador clique aqui.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias