Categorias: Artigo

“Sentimento de mudança”

Ernesto Antunes, consultor de empresas do Sebrae e Senai/CE. Foto - Arquivo Pessoal

Com o título “Sentimento de mudança”, eis artigo de Ernesto Antunes, administrador e consultor de empresas. “Os velhos gestores precisam entender que o mundo mudou e que eles precisam mudar também. Ou ficamos cansados do discurso de sempre”, expõe o articulista.

Confira:

Neste período de acirrada disputa para prefeito de Fortaleza, tenho recebido diversas indagações em quem irei e deverei votar. Quase sempre respondo que voto em quem incentiva o trabalho, empreendedorismo e renda, além de quem respeita os valores éticos e morais.

Como Consultor Empresarial, costumo votar, procurando avaliar o cenário econômico e social em que estamos inseridos, onde a minha decisão de escolha se baseia sempre na situação atual, não priorizando partidos ou padrinhos políticos. Como analista de mercado e negócios, vejo o cenário econômico atual, muito nebuloso, onde infelizmente a economia não deslanchou, causando inúmeras dúvidas para todos os envolvidos na complexa cadeia produtiva, mercadologicamente falando. O sistema atual de governo não tem contribuído de forma significativa para o aumento da empregabilidade e renda da população, pois faltam incentivos e investimentos para que o setor produtivo e consequentemente o comércio, avancem, mesmo com grande impacto na elevada carga tributária.

Voltando para a questão de escolhas de candidatos, tenho conversado e ouvido, principalmente profissionais que oriundos das universidades e faculdades, afirmam sentir muita dificuldade de se inserir no competitivo mercado de trabalho, onde no geral, existe uma insatisfação com o modelo atual e um grande desejo de mudança, seja na esfera local ou nacional. Isso se reflete nas pesquisas eleitorais, que dão vantagem para o candidato de direita, que tenta quebrar a longa hegemonia da esquerda. Acredito ser sempre salutar a alternância de poder.

Nesse período acompanhei de perto o esforço do prefeito Sarto e do titular da SDE, Rodrigo Nogueira, em parceria com o Sebrae, em incentivar o empreendedorismo, através de programas de microcréditos orientados, onde em alguns casos, ainda esbarra na acomodação e no eterno medo das pessoas de baixa renda, de perder os parcos benefícios oferecidos pelo governo federal. Portanto, existe um sentimento instalado na cidade de mudança, e que, caso realmente aconteça, que sejam avaliados os fatores positivos e negativos do governo anterior, pois não creio, como disse o senador Cid Gomes (PSB), que “o poder cansa”, pois o que cansa é a mesmice, com estratégias repetidas e que nem sempre atendem aos anseios da nossa geração. Os velhos gestores precisam entender que o mundo mudou e que eles precisam mudar também. Ou ficamos cansados do discurso de sempre.

*Ernesto Antunes

Administrador de Empresas e autor do livro “Empreendedorismo: Causos e Cases de Sucesso”.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Ver comentários (1)

Esse website utiliza cookies.

Leia mais