Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Soldados da Borracha” – Documentário vira palestra em universidade dos EUA

O cineasta cearense Wolney Oliveira foi palestrante na Universidade de Berkley, California, sobre o documentário "Soldados da Borracha"

O cineasta cearense Wolney Oliveira participou nesta semana de palestra na Universidade de Berkley, na California, nos Estados Unidos, onde falou sobre o trabalho de pesquisa e direção do documentário “Soldados da Borracha”, que conta a história de cerca de 60 mil brasileiros que foram enviados à região amazônica pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, para trabalhar na extração de látex.

O evento “The Bracero and the Rubber Soldiers Programs: A History of Labor and Power in the Americas” foi uma realização do departamento de espanhol e português de Berkley.

“O convite surgiu através da professora Laura Belik, doutoranda do curso de Arquitetura em Berkley. Ela tinha conhecido meu livro sobre os Soldados da Borracha e iniciou contato comigo ainda em setembro e, agora, deu certo. Foi incrível, pude dar uma palestra falando dos ciclos da produção da borracha na Amazônia seguido de uma exibição do filme com debate. Fiquei super feliz com o convite e com a oportunidade de conhecer a Universidade”, afirmou Wolney.

Em um trecho da carta convite assinada pelo departamento, a faculdade exaltou o trabalho de Wolney e sua trajetória profissional no cinema brasileiro.

“Temos acompanhado seu excelente trabalho e pesquisa como cineasta, bem como sua contribuição como diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira da Universidade Federal do Ceará. Estamos profundamente impressionados com sua trajetória e experiência, e achamos seu trabalho e pesquisas sobre os Soldados da Borracha no Brasil particularmente relevante para nosso ensino e pesquisa no campus. Acreditamos que seus insights beneficiariam muito nossos alunos e Faculdade.” ressaltou o trecho extraído do convite.

A produção é um dos documentários mais premiados dirigidos por Wolney, quando recebeu em 2022 a Margarida de Prata, da CNBB, concedido a filmes brasileiros que ressaltem valores humanos e éticos.

COMPARTILHE:

5 respostas

  1. Wolnei sem dúvida é atualmente o cineasta brasileiro mais capacitado e sério na produção de documentários com fatos históricos brasileiros que são de pouco conhecimento de nosso povo. Merece nossos aplausos.

  2. Um cineasta de berço. Ou melhor concebido cineasta. Um estudioso dedicado a produzir fatos e feitos históricos ao conhecimento da cultura, do social e do homem brasileiro. Um batalhador pelo cinema brasileiro. Só aplausos!
    Para Wokney só aplausos

  3. Parabéns ao nosso cineasta e pela profundidade do trabalho, único, apresentado com a temática de grande relevância histórica.

Mais Notícias
Consultor de empresas lança “Empreendedorismo – Causos e Cases de Sucesso”

Consultor de empresas lança “Empreendedorismo – Causos e Cases de Sucesso”

O administrador Ernesto Antunes vai lançar dia 17 próximo, às 16h30, no auditório do Sebrae, em Fortaleza, o livro "Empreendedorismo - Causos e Cases de Sucesso". O livro e o

SSPDS terá concurso para delegados e Corpo de Bombeiros

SSPDS terá concurso para delegados e Corpo de Bombeiros

O governador Elmano de Freitas (PT) deverá lançar, no segundo semestre deste ano, mais um concurso público na área da Segurança Pública do Estado. A informação foi dadaao Blog do

Central sindical argentina anuncia greve geral contra governo Milei

Central sindical argentina anuncia greve geral contra governo Milei

A Confederação Geral do Trabalho (CGT), maior central sindical da Argentina, anunciou, nessa quinta-feira (11), uma greve geral contra o ajuste fiscal feito pelo presidente Javier Milei. A greve está

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 56 milhões

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 56 milhões

As seis dezenas do concurso 2.711 foram sorteadas na noite desta quinta-feira (11), no Espaço da Sorte, em São Paulo. O prêmio da faixa principal acumulou e a estimativa para

Funceme abre seleção para novos bolsistas

Funceme abre seleção para novos bolsistas

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) inscreve para o novo processo seletivo que oferecerá Bolsas de Transferência Tecnológica (BTT) no âmbito do Programa de Pesquisa em Ciências

Lira critica Padilha; ministro reage com vídeo de Lula

Lira critica Padilha; ministro reage com vídeo de Lula

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou, nessa quinta-feira (11), o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Lira disse que Padilha é um “desafeto pessoal” e “incompetente”.