Em janeiro de 1996, a Província de Funjian, na China, e o estado do Ceará iniciaram um processo de cooperação técnica, com a definição de acordos assinados, na época, pelo vice-governador da Província chinesa, Xi Jinping, e o governador Tasso Jereissati.
Em sua primeira visita ao Brasil, o atual presidente chinês e sua comitiva foram recebidos, naquele ano, no Palácio do Cambeba, sede do Governo cearense, e o evento marcou o início de uma parceria técnica entre os dois governos.
Entrevistado recentemente pela emissora CGNT, canal de notícias internacional em inglês da China, sobre a visita de Xi Jinping ao Ceará em 1996, Tasso Jereissati destacou a importância do acordo para o Ceará, diante do projeto de desenvolvimento implementado no Estado naquele período.
“Para nós, foi uma oportunidade excepcional e única, porque tanto a China estava começando a se abrir para o mundo, quanto nós, aqui no estado do Ceará, estávamos nos esforçando para fazer parte do cenário internacional com mais contatos econômicos e culturais”.
Xi Jinping participa da reunião de cúpula do G20, no Rio de Janeiro; e estará em Brasília na quarta-feira (20).
Confira a íntegra da matéria aqui.