Categorias: Justiça

TJCE abre nesta manhã a Semana da Consciência Negra e do Mutirão Racial 2025 do CNJ

Com uma apresentação cultural do grupo Samba Vadio, palestra e lançamento do livro “Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial: teoria e prática”, O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) abre na manhã desta segunda-feira (17), a partir das 9 horas, no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), no bairro Edson Queiroz, Semana da Consciência Negra e do Mutirão de Julgamento e Impulsionamento de Processos com Ênfase na Temática Racial, intitulado de Mutirão Racial 2025, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Durante a semana, as unidades judiciárias da Capital e do Interior, abrangendo 1º e 2º Graus, estarão mobilizadas em esforço concentrado para julgamento e impulsionamento de processos relacionados à temática racial (racismo, preconceito e discriminação raciais; intolerância religiosa; ações e políticas afirmativas, cota racial e heteroidentificação etc.) e/ou tenham como parte comunidades quilombolas. A primeira fase do Mutirão Racial 2025 seguirá até o final do mês.

Os resultados do Mutirão Racial 2025 serão apresentados no 8º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negras e Negros (ENAJUN) e no 5° Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e todas as formas de Discriminação (FONAJURD), no dia 9 de dezembro, na sede do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.

SERVIÇO:

Esmec: Rua Ramires Maranhão do Vale, 70 – Bairro Edson Queiroz

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais