Categorias: Justiça

TJCE abrirá 44 serventias no novo concurso dos cartórios

Quer trabalhar em cartórios? Foto: Arquivo

O Tribunal de Justiça do Ceará vai abrir, em breve, concurso público para o preenchimento de 44 serventias extrajudiciais, distribuídas entre os critérios de provimento e remoção. O edital já foi publicado, segundo a assessoria de imprensa do TJCE, e as inscrições iniciam em agosto.

Serão contempladas vagas para ampla concorrência e também cotas para pessoas negras e com deficiência. A banca organizadora será o Cebraspe, que já divulgou em seu site o cronograma preliminar da seleção.

Para o desembargador Mário Parente Teófilo Neto, que está à frente dos trabalhos na Justiça cearense, as atividades desenvolvidas pelos cartórios vão além da formalização de documentos: é parte fundamental da estrutura de segurança jurídica da sociedade.

“O serviço prestado pelos cartórios é privativo do Estado e delegado aos aprovados, chamados a exercer a função de delegatários. Trata-se de uma atividade essencial, que garante segurança jurídica a contratos, transmissões de imóveis, registros civis de nascimento e óbito, além de permitir a realização de atos extrajudiciais como inventários, usucapião e financiamentos”, explicou.

Segundo o magistrado, o papel dos cartórios é, sobretudo, aproximar o cidadão de serviços que impactam diretamente em sua vida pessoal, patrimonial e social. “A atuação das serventias representa um elo entre o Estado e o cotidiano das pessoas, prestando um serviço público com eficiência, acessibilidade e confiança”, completou.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais