O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) conquistou duas categorias em projetos vencedores do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2025, que reconhece iniciativas voltadas a aproximar o Judiciário da sociedade.
A solenidade de premiação ocorreu na sexta-feira (8), em São Luís/MA, durante o encerramento do XIX Congresso Brasileiro de Comunicação e Justiça (Conbrascom).
As conquistas do TJCE ocorreram por meio do projeto Nupedinho e Nudepinha em “Conversa com uma pessoa muito especial: você”, vencedor na categoria Publicação Impressa Especial, além do projeto Histórias da Gente da Justiça, vencedor na categoria Comunicação Interna.
As premiações foram recebidas pela jornalista Lyana Ribeiro, chefe da Assessoria de Comunicação do TJCE, e pelo jornalista Francisco José Rosa, que está à frente do Núcleo de Audiovisual.
Nesta edição, 80 instituições se inscreveram, somando 426 projetos. Cada uma das 16 categorias teve cinco finalistas.
Projetos vencedores do TJCE
O projeto Nupedinho e Nudepinha em “Conversa com uma pessoa muito especial: você”, vencedor na categoria Publicação Impressa Especial, foi lançado pelo TJCE, por meio da Assessoria de Comunicação em parceria com o Núcleo de Depoimento Especial (Nudepe), durante a Campanha Maio Laranja de 2024, para tornar mais acessível a compreensão sobre o método do Depoimento Especial. A cartilha lúdica, direcionada a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, apresenta os personagens Nudepinho e Nudepinha, que explicam quem são as(os) entrevistadoras(es) forenses e tudo o que acontece no dia da audiência, acompanhada virtualmente por juiz(a), promotor(a) e advogado(a) de defesa.
Já o projeto Histórias da Gente da Justiça, vencedor na categoria Comunicação Interna, foi lançado em 25 de março do ano passado, em comemoração ao Dia do Oficial de Justiça. Trata-se de um livreto com crônicas curtas inspiradas em relatos de oficialas e oficiais do Judiciário cearense, mostrando que essas(es) profissionais, além das funções típicas, desempenham papel importante na humanização da Justiça, especialmente no atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
DETALHE – Os projetos vencedores do TJCE tiveram a iniciativa da gestão do ex-presidente do Abelardo Benevides, por meio do jornalista Ilo Santiago, ex-chefe da Assessoria de Comunicação do Tribunal e atual coordenador de Comunicação da Alece.