“A importância desse retorno transcende as questões históricas ou afetivas. Esta reinauguração não é somente uma celebração pela reconstrução de um espaço físico, é mais um passo importante nesse contínuo caminhar para termos um Judiciário cada vez mais ágil, produtivo, eficiente, humanizado e acessível a todos os cidadãos”.
A observação é do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides, nessa segunda-feira (27), em solenidade da reinauguração da sede do Tribunal de Justiça de Ceará (TJCE), no bairro Cambeba, três anos do incêndio que atingiu a estrutura do prédio. O fogo não ocasionou a perda de nenhum processo, já que, na época, o Judiciário Cearense já vinha investindo em soluções tecnológicas e contava com 100% de tais documentações digitalizadas.
“Olhando para este recinto, um filme de memórias recentes passa diante de mim. Na condição de presidente deste Tribunal à época, acompanhei o trabalho incansável do corpo de bombeiros que combatia as chamas que consumiam este prédio. Graças à providência divina, fomos imediatamente amparados por uma onda de solidariedade e colaboração. Todo este esforço e solidariedade são reflexos do reconhecimento ao trabalho diário feito pelo Poder Judiciário. É uma conquista coletiva, motivo de orgulho para todos nós. Hoje celebramos uma colheita tão esperada, que simboliza a realização de um grande sonho”, comentou a desembargadora Nailde Pinheiro, que agradeceu aos bombeiros, aos trabalhadores que reconstruíram a sede, cidadãos e cidadãs que se solidarizaram.
A obra foi realizada em parceria com o Governo do Estado, quando foram implementadas várias melhorias, de modo a atender adequadamente, por exemplo, às normas de acessibilidade e segurança. Além disso, foi instalado um moderno sistema de climatização, realizadas novas instalações elétricas e hidráulicas, bem como foram reequipados os gabinetes de desembargadoras e desembargadores.
“Eu admiro ainda mais as pessoas, quando nos momentos de dificuldades, se apresentam capazes de enfrentar essas dificuldades. Este prédio é importante, mas importante mesmo é quem está nele. Não é pouca coisa ao dizer que, tendo um incêndio, este Tribunal não parou um dia de servir à população cearense. São as pessoas que fazem a força desta instituição”, ressaltou o governador Elmano.
A solenidade também foi acompanhada pelo ministro da Educação, Camilo Santana; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; o procurador-geral de Justiça, Haley de Carvalho; a defensora pública geral, Sâmia Farias; a diretora do Foro da Justiça Federal, juíza Gisele Sampaio; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB-CE), Cristiane Leitão; e o presidente eleito da Assembleia Legislativa (Alece), Romeu Aldigueri; além de secretários(as) de Estado, secretários(as) do Tribunal, desembargadoras, desembargadores, juízas, juízes, servidoras, servidores e demais autoridades, bem como colaboradoras e colaboradores da Justiça estadual e de outros órgãos.