Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

TJCE vai instalar dois novos Juizados da Mulher em Fortaleza

Sessão do Órgão Especial do TJCE. Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça do Ceará selecionou,nessa qauinta-feira, durante sessão do Órgão Especial, os juízes Fernando Antônio Medina de Lucena e Francisco Anastácio Cavalcante Neto para atuarem, respectivamente, como titulares dos 3º e 4º Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza, dobrando a capacidade de atendimento na Capital. A escolha foi pelo critério de remoção.

Os magistrados, segundo a assessoria de imprensa do TJCE, atuavam no 3º Juizado Auxiliar da 5ª Zona Judiciária (Fernando Antônio Medina de Lucena) e 1ª Vara Criminal de Sobral (Francisco Anastácio Cavalcante Neto).

Na ocasião, também foi definido o dia 22 de novembro para a instalação das unidades, que ficarão situadas no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB). O 3º e 4º Juizados da Mulher irão processar, julgar e executar os feitos cíveis e criminais decorrentes da prática do crime, além de deferir as medidas protetivas de urgência de caráter incidental. Também vão exercer o controle jurisdicional sobre os inquéritos e outros procedimentos investigatórios relacionados.

Já a 1ª e a 2ª unidades vão processar e julgar as medidas protetivas de urgência, bem como ordenar, em caráter privativo, o cumprimento das cartas precatórias afetas à competência da violência doméstica e familiar na Comarca de Fortaleza. Com a ampliação, a Capital passará a ter quatro Juizados da Mulher, totalizando 10 unidades especializadas no Estado.

Visita

Nessa quinta-feira, o presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, visitou os espaços onde funcionarão os novos juizados. O objetivo foi avaliar as instalações, que passam por reforma para promover um atendimento mais eficiente às vítimas.

As salas estão sendo equipadas para assegurar um ambiente acolhedor e privado, onde as mulheres que enfrentam situações de violência podem buscar ajuda e orientação jurídica de forma confidencial e respeitosa. A estrutura vai dispor de brinquedoteca para as crianças que estiverem acompanhando as mulheres.

De acordo com o presidente do TJCE, “essas mudanças fazem parte de uma série de ações planejadas pelo Tribunal para aprimorar o atendimento nos casos de violência doméstica, um problema que exige atenção contínua”.

Além do chefe do Poder Judiciário estadual, participou da visita a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Solange Menezes Holanda.

Essa iniciativa está alinhada ao Plano Estratégico 2030 do TJCE, voltado à promoção de um ambiente de Justiça que atenda de forma célere e eficaz às demandas da sociedade.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias