Categorias: Justiça

TRE do Ceará sob nova direção a partir de sexta-feira

Nova cúpula do TRE do Ceará cumprirá o biênio 2025-2027

A desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, 67 anos, vai assumir, na próxima sexta-feira, a presidência do Tribunal Regional Eleitoral.

Ela entra no lugar do desembargador Raimundo Nonato Silva Santos. Caberá à nova dirigente do TRE comandar as eleições de 2026.

O desembargador Emanuel Albuquerque assumirá como vice-presiddente do tribunal.

Perfil

*Desembargadora Maria Iraneide Moura Silva

Desembargadora no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) desde 2011, Maria Iraneide Moura Silva é presidente do Conselho Editorial e de Biblioteca do TJCE e integrante da 2ª Câmara de Direito Público. A magistrada, natural de Sobral, é bacharel em Direito e especialista em Processo Civil. Ingressou na magistratura em 1986 e assumiu a Vara Única da Comarca de Pereiro.

Atuou também nas comarcas dos municípios cearenses Coreaú, Independência, Pentecoste e Baturité. Promovida para a Comarca de Fortaleza em 1996, pelo critério de merecimento, assumiu a titularidade da 15ª Unidade dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (UJECC), removida, posteriormente, para a 16ª UJECC. Foi juíza eleitoral em todas as comarcas pelas quais passou.

Em Fortaleza, foi diretora do Fórum Eleitoral, no ano de 2011. Ascendeu ao Tribunal de Justiça do Ceará em julho de 2011, onde integrou a então 8ª Câmara Cível. Foi ouvidora no biênio 2017-2019. Em 2023, tomou posse como suplente da Corte Eleitoral, no TRE-CE, onde, agora, foi eleita a próxima presidente.

*Desembargador Emanuel Leite Albuquerque

Natural de Crateús, Emanuel Leite Albuquerque é membro do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) desde 2009 e ocupa a posição de suplência no TRE-CE desde 2021, com recondução neste novo mandato. É também membro da 1ª Câmara de Direito Privado e do Centro de Inteligência do TJCE.

O desembargador é bacharel em Direito pela UFC, especialista em Direito Constitucional e Direito Processual Constitucional pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), mestre em Direito pelo Centro Universitário 7 de Setembro e doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA).

O magistrado foi juiz nas Comarcas de Reriutaba, Mauriti, Redenção e Crateús, entre o período de 1986 a 1992. Foi juiz titular da 2ª Unidade dos Juizados de Pequenas Causas, da 31ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza e da 22ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza. Foi, também, juiz eleitoral da 117ª Zona de Fortaleza, no período de 2007 a 2009. Integrou o TRE-CE; participou da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Ceará (Cejai), durante o biênio de 2007/2008. Em junho de 2023, tomou posse como suplente da Corte do TRE-CE, onde, em junho, assume como vice-presidente e corregedor.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais