Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

TV Assembleia lança clipe em homenagem aos 298 anos de Fortaleza

Uma homenagem à cidade que completou 298 anos. Foto: ALCE

Nesta quinta-feira, a TV Assembleia (Canal 31.1) vai lançar o videoclipe “Fortaleza de Assunção”, em homenagem aos 298 anos da Capital cearense (13 de abril). A canção terá o clipe inédito exibido na grade de programação da emissora ao longo dos próximos dias. O lançamento é fruto de uma colaboração entre a poetisa e jornalista da TV Assembleia, Rosanni Guerra, e o músico cearense JotAlencar. Rosanni conta que a letra surgiu dos versos de um poema dela, publicado em 2022 na Antologia “Literarte Celebra o Ceará e o Maranhão”.

Exaltando as belezas naturais, as praias, as ondas do mar, o vento e o sol da Terra da Luz, a música é uma declaração de amor por Fortaleza. O texto de Rosanni Guerra traz diversas referências que vão desde o Forte de Nossa Senhora de Assunção, lugar histórico que marcou a fundação de Fortaleza, até as personalidades que marcaram a literatura cearense, como José de Alencar e Rachel de Queiroz. A canção ressalta ainda a música do “Pessoal do Ceará”.

A parceria entre a jornalista e o cantor começou em 2023, quando ela publicou o poema de homenagem à Cidade nas redes sociais. A publicação chegou até JotAlencar, que se interessou em musicalizar a composição.

“Em meados de agosto de 2023, o JotAlencar viu a publicação e entrou em contato comigo. Eu só o conhecia pela internet, nunca havíamos conversado. Ele me enviou um áudio e quando abri era o meu poema musicado. Foi uma surpresa e uma emoção”, relembra Rosanni.

Ela conta ainda que, depois do primeiro contato, eles desenvolveram várias ideias para música, uma delas era fazer um videoclipe mostrando lugares representativos de Fortaleza. “Fizemos tudo pela internet, os ajustes na letra do poema. Foram várias versões da música, até chegarmos ao resultado final”, conta.

JotAlencar explica que o amor pela Capital cearense o motivou a querer construir a melodia da música. Segundo ele, o poema é bem estruturado e carregado de metáforas e de encorajamento. “Uma letra repleta de pontos positivos e palavras fortes, que desbrava toda e qualquer estrutura da cidade, onde a beleza é exuberante e inspiradora”, destaca.

“Fortaleza de Assunção” é uma composição de Rosanni Guerra; a melodia foi composta pelo cantor e compositor cearense JotAlencar, intérprete da música; os arranjos musicais são de Edinaldo Sóstenes; as imagens são de Daniel Cardoso e Nicholas Teixeira; a edição de imagens é de Daniel Cardoso e a coordenação de Luciano Augusto, coordenador do Núcleo de Cultura da TV Assembleia.

Os Autores

Formada em jornalismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Rosanni é apresentadora do programa Cabeceira há dez anos. Uma das atuações da jornalista é também na área literária, se dedicando na escrita, em prosa e poesia.

JotAlencar começou a carreira aos 17 anos, quando viajou para São Paulo em busca dos seus sonhos e adquiriu o seu primeiro violão. Na capital paulista tocou em bares e restaurantes em um repertório de MPB e pop rock. Ao longo da carreira, compôs mais de 900 músicas.

SERVIÇO

A produção musical também será disponibilizada no canal do Youtube da TV Assembleia. Como assistir a TV Assembleia: Fortaleza – canais 31.1 e 7.3 (digital); Sobral – canal 31.1; Juazeiro do Norte – canal 7.3. Confira a lista de canais completa por município aqui. Na TV por assinatura: Claro (canal 11); Alares (canal 30) e Brisanet (canal 148).

(Com site da ALCE)

COMPARTILHE:
Mais Notícias
Cai helicóptero que transportava presidente do Irã

Cai helicóptero que transportava presidente do Irã

O helicóptero que transportava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, 63, e o ministro Hossein Amir-Abdollahian, das Relações Exteriores, caiu neste domingo (19), quando sobrevoava as montanhas do Azerbaidjão. Segundo

“Ninguém me ensinou sobre finais”

“Ninguém me ensinou sobre finais”

"Me tornei mãe, agora eu que recebo as cartinhas e músicas", aponta a pedagoga Cynthia Rabelo. Confira: Mês de maio sempre foi um mês que me deixava feliz. Seja por

Associações LGBT questionam no STF leis que proíbem uso de linguagem neutra

Associações LGBT questionam no STF leis que proíbem uso de linguagem neutra

A Aliança Nacional LGBTI+ e a Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas apresentaram ao Supremo Tribunal Federal um conjunto de 18 processos contra leis municipais e uma lei estadual que proibiram

Neutralidade de José Airton em Icapuí potencializa pré-candidatura de Ilanna em Pentecoste

Neutralidade de José Airton em Icapuí potencializa pré-candidatura de Ilanna em Pentecoste

Com parentesco a pré-candidatos à Prefeitura de Icapuí,  o deputado federal José Airton Cirilo anunciou neste fim de semana a neutralidade de apoio no município do Litoral leste do Ceará.

Jornalista cearense lança livro de crônicas do mandato de Bolsonaro

Jornalista cearense lança livro de crônicas do mandato de Bolsonaro

Crônicas de um mandato sob ataques. Esse é o tema do livro "Fora Bolsonaro", do jornalista Luciano Cléver, com lançamento pela Amazon.in, que traz crônicas sobre o mandato do ex-presidente