Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

UFC renova acordo de cooperação com Universidade de Nankai, da China

Acordo abre perspectivas de avanços no plano acadêmico. Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Ceará e a Universidade Nankai, da China, acaabam de renovar acordo de cooperação que assegura a continuidade do Instituto Confúcio na UFC. Um ato solene ocorreu na última quinta-feira (14) em Pequim, e contou com a presença da vice-reitora e pró-reitora de Inovação e Relações Interinstitucionais, Diana Azevedo, e do vice-reitor da Universidade Nankai, Chen Jun, que firmaram o documento formalizando a renovação.

O Instituto Confúcio na UFC já atua há cinco anos e tem desempenhado papel essencial na promoção do ensino da língua chinesa, na difusão da cultura chinesa e no fortalecimento das relações acadêmicas e culturais entre Brasil e China. Forma alunos em cursos de mandarim e realiza eventos culturais que aproximam as comunidades brasileiras e chinesas. Com a renovação do acordo, as instituições reafirmam seu compromisso de ampliar essas iniciativas e explorar novas possibilidades de cooperação acadêmica.

A cerimônia ocorreu no contexto da Conferência Mundial da Língua Chinesa, realizada em Pequim no mesmo período, evento que reuniu mais de 2.000 participantes de 160 países e regiões. Com o tema “Interconexão, integração, herança, inovação”, a conferência teve como objetivo promover o desenvolvimento da educação internacional da língua chinesa e aprofundar o diálogo cultural. A abertura foi marcada por uma carta do presidente chinês Xi Jinping, que destacou a importância da língua como um produto cultural milenar e um instrumento de conexão entre civilizações.

Durante o evento, foi inaugurada a exposição 20 anos extraordinários: conquistas educacionais do Instituto Confúcio, em celebração às duas décadas da instituição, que já conta com 499 institutos e 764 salas de aula em 161 países.

O professor Nonato Furtado enfatizou o papel transformador da educação linguística. “A língua é uma ponte para o entendimento mútuo. Por meio do ensino do mandarim, estamos preparando nossos estudantes para se conectarem com o mundo e explorarem novas oportunidades acadêmicas e profissionais.”

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias