Categorias: Educação

UFC renova acordo de cooperação com Universidade de Nankai, da China

Acordo abre perspectivas de avanços no plano acadêmico. Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Ceará e a Universidade Nankai, da China, acaabam de renovar acordo de cooperação que assegura a continuidade do Instituto Confúcio na UFC. Um ato solene ocorreu na última quinta-feira (14) em Pequim, e contou com a presença da vice-reitora e pró-reitora de Inovação e Relações Interinstitucionais, Diana Azevedo, e do vice-reitor da Universidade Nankai, Chen Jun, que firmaram o documento formalizando a renovação.

O Instituto Confúcio na UFC já atua há cinco anos e tem desempenhado papel essencial na promoção do ensino da língua chinesa, na difusão da cultura chinesa e no fortalecimento das relações acadêmicas e culturais entre Brasil e China. Forma alunos em cursos de mandarim e realiza eventos culturais que aproximam as comunidades brasileiras e chinesas. Com a renovação do acordo, as instituições reafirmam seu compromisso de ampliar essas iniciativas e explorar novas possibilidades de cooperação acadêmica.

A cerimônia ocorreu no contexto da Conferência Mundial da Língua Chinesa, realizada em Pequim no mesmo período, evento que reuniu mais de 2.000 participantes de 160 países e regiões. Com o tema “Interconexão, integração, herança, inovação”, a conferência teve como objetivo promover o desenvolvimento da educação internacional da língua chinesa e aprofundar o diálogo cultural. A abertura foi marcada por uma carta do presidente chinês Xi Jinping, que destacou a importância da língua como um produto cultural milenar e um instrumento de conexão entre civilizações.

Durante o evento, foi inaugurada a exposição 20 anos extraordinários: conquistas educacionais do Instituto Confúcio, em celebração às duas décadas da instituição, que já conta com 499 institutos e 764 salas de aula em 161 países.

O professor Nonato Furtado enfatizou o papel transformador da educação linguística. “A língua é uma ponte para o entendimento mútuo. Por meio do ensino do mandarim, estamos preparando nossos estudantes para se conectarem com o mundo e explorarem novas oportunidades acadêmicas e profissionais.”

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais