Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Unifor é a 13ª melhor universidade particular do Brasil e primeira do Norte e Nordeste

Fachada da Universidade de Fortaleza. Foto: Divulgação

A Universidade de Fortaleza – instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz – é a 13ª melhor universidade particular do Brasil e a melhor do Norte e Nordeste, tendo obtido conceito 4 (alto) no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Com o resultado, a Unifor saltou 10 posições de 2021 a 2022. O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O resultado lvou em conta três Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022.

“Atingir esse patamar nos deixa imensamente felizes e orgulhosos do nosso esforço contínuo em prol de um ensino cada vez mais qualificado. A visão da Unifor é ser uma das 10 melhores universidades particulares do Brasil até 2030, e ver esse resultado nos deixa muito confiantes que alcançaremos nosso objetivo”, observa Randal Martins Pompeu, reitor da Unifor.

Das 1998 instituições de ensino superior (IES) com IGC calculado, 27,7% (554) tiveram desempenho entre as faixas 4 e 5 do indicador. 60,3% obtiveram nota 3 e, para além disso, 11,7% (234) e 0,3% (6) ficaram nas faixas 2 e 1, respectivamente. Dentre as privadas sem fins lucrativos, categoria em que a Unifor se enquadra, 33% obtiveram nota 4, 56% ficaram na faixa 3 e 11% na faixa 2.

Para Maria Clara Bugarim, vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-graduação, os dados são bastante promissores e mostram que o Ensino Superior no Brasil tem alcançado níveis interessantes em busca de um ensino de qualidade. “Temos a felicidade de ver a Unifor avançando significativamente no IGC, passando à 13ª posição no ranking nacional, considerando as universidades privadas – e figurando no seleto grupo das IES com desempenho entre as faixas 4 e 5. A integração do ensino de graduação com a pós-graduação e o fortalecimento do ensino pelas atividades extensionistas comprovam que essa receita dá certo, pois um ensino de qualidade passa sobremaneira pela pesquisa e pelo desenvolvimento de práticas com a comunidade”, enfatiza.

O diretor de Planejamento da Unifor, Marcelo Magalhães, corrobora com a opinião da vice-reitora ao afirmar que essa nota representa o reconhecimento da excelência da instituição em todos os seus níveis de ensino: graduação, mestrado e doutorado. Ele destaca que essa é uma aspiração já de algum tempo da Unifor e, para isso, uma série de ações vem sendo desenvolvida ao longo do tempo, voltadas à qualidade do ensino, à preparação de professores, à modernização das matrizes curriculares, ao lançamento de estudos bem vinculados à realidade do mercado, e que acabam dando resultado ao longo do tempo.

“O nosso crescimento é algo consistente, vem acontecendo gradativamente, e esse resultado do último ano, pela intensidade da melhoria, uma vez que galgamos 10 posições em apenas um ano, é algo muito difícil de acontecer, são pouquíssimas instituições que conseguem um crescimento nesse nível. É algo que mostra que o trabalho que está sendo feito está realmente no caminho certo e está dando resultados”, complementa.

Indicadores

Resultado da avaliação das instituições de educação superior (universidades, faculdades e centros universitários), o IGC corresponde à média ponderada das notas do Conceito Preliminar de Curso – CPC (cursos de graduação), um dos indicadores divulgado nesta terça-feira, e dos conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES dos cursos de programas referentes às pós-graduações stricto sensu (mestrado e doutorado), ponderadas pelo número de matrículas de cada curso, referentes ao último triênio.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) leva em consideração diferentes aspectos: desempenho dos estudantes; valor agregado pelo curso; corpo docente; e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. Dos 8.934 cursos de graduação com CPC calculado, 35,9% (3.208) tiveram desempenho entre as faixas 4 e 5 do indicador. Do total 4.861 (54,4%) obtiveram notas médias (3), 848 (9,5%) alcançaram a faixa 2, e 17 (0,2%) ficaram na faixa 1.

O outro resultado divulgado pelo Inep na última terça foi do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Esse índice mensura o valor agregado pelo curso, ao considerar os resultados dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ao fim da graduação, e o desempenho, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos mesmos estudantes quando eram ingressantes na educação superior.

O IDD responde por 35% da nota do CPC, que considera ainda o Conceito Enade, com 20% de peso; a porcentagem de professores com mestrado ou doutorado, correspondente a 30% da nota; e a percepção do estudante sobre o curso que tem 15% de peso no indicador.

Pós-graduação

No que se refere à oferta de pós-graduação stricto sensu, observou-se que as instituições com mais programas de mestrado e doutorado se concentram nas faixas superiores (4 e 5) e que nenhuma instituição que oferta cursos dessa natureza ficou na faixa 1 do indicador. A Unifor obteve 4,69 no conceito médio de mestrado e 4,95 no conceito médio de doutorado. Atualmente, a instituição conta com 11 cursos de mestrado, entre profissional e acadêmico, e 5 de doutorado, contemplando as áreas de saúde, gestão, tecnologia e do direito.

Comparando os resultados de 2017 e 2022 e considerando somente os cursos de doutorado, a Unifor saltou da 31ª posição para a 11ª colocação. No âmbito dos cursos de mestrado, o crescimento foi ainda maior, da 56ª posição em 2017 para a 23ª em 2022.

(Com site da Unifor)

COMPARTILHE:
Mais Notícias
“Anavantú a cantores de fora e Anarriê para artistas locais no São João de Fortaleza”

“Anavantú a cantores de fora e Anarriê para artistas locais no São João de Fortaleza”

"Que a programação seja ampliada, com a inclusão de artistas que dedicam sua vida a essa temática", aponta o músico e sindicalista Amaudson Ximenes. Confira: A programação recentemente anunciada do

Vozão poderá sentir hoje o “gostinho” do G4, após 44 partidas pela Série B

Vozão poderá sentir hoje o “gostinho” do G4, após 44 partidas pela Série B

Desde a última temporada, além de cinco rodadas neste ano, que o Vozão ainda não conseguiu sentir o "gostinho" de entrar no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro, quando

Cai helicóptero que transportava presidente do Irã

Cai helicóptero que transportava presidente do Irã

O helicóptero que transportava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, 63, e o ministro Hossein Amir-Abdollahian, das Relações Exteriores, caiu neste domingo (19), quando sobrevoava as montanhas do Azerbaidjão. Segundo

“Ninguém me ensinou sobre finais”

“Ninguém me ensinou sobre finais”

"Me tornei mãe, agora eu que recebo as cartinhas e músicas", aponta a pedagoga Cynthia Rabelo. Confira: Mês de maio sempre foi um mês que me deixava feliz. Seja por

Associações LGBT questionam no STF leis que proíbem uso de linguagem neutra

Associações LGBT questionam no STF leis que proíbem uso de linguagem neutra

A Aliança Nacional LGBTI+ e a Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas apresentaram ao Supremo Tribunal Federal um conjunto de 18 processos contra leis municipais e uma lei estadual que proibiram