Começa nesta quinta-feira, às 18 horas, a 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas do Ceará. A promoção, da Secretaria do Esporte (Sesporte) vai se estender até domingo próximos, na Aldeia Gameleira do Povo Tapuia (Kariri), em São Benedito.
Participarão do certame mil indígenas, com expectativa de 21 delegações formadas por indígenas de 15 etnias pertencentes a 19 municípios do Estado. O evento contará com atividades culturais, incluindo apresentações de danças e músicas típicas, reforçando a riqueza cultural dos povos indígenas.
“A realização dos jogos vai além da competição esportiva, sendo também uma oportunidade de celebrar a diversidade cultural e reforçar a presença dos povos indígenas na sociedade cearense”, afirmou o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.
Modalidades
Serão disputadas nove modalidades esportivas e tradicionais: arco e flecha, arremesso de lança, tiro de baladeira, queda de braço, corrida de 100 metros rasos, cabo de guerra, corrida da tora, futebol de campo e corrida revezada de 400 metros com a maraca.
Os Jogos Indígenas do Ceará são uma realização da Secretaria do Esporte (Sesporte), Secretária dos Povos Indígenas do Ceará (Sepin) e do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH).