Categorias: Justiça

Advogado cearense destaca nova diretriz do STJ de notificação a devedores em financiamentos de veículos

André Dantas é advogado

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu uma nova diretriz que flexibiliza as exigências para notificar devedores em financiamentos de veículos. Com o entendimento do Tema 1132, as instituições financeiras precisam apenas comprovar o envio da notificação para formalizar a constituição em mora, independentemente de o devedor ter recebido a correspondência ou do motivo da devolução pelos Correios. Antes, o credor era obrigado a comprovar o recebimento ou justificar a devolução para prosseguir com ações judiciais.

Segundo o STJ, a medida busca garantir a boa-fé nos contratos, promovendo celeridade e segurança jurídica no mercado de crédito.

Para o advogado cearense André Dantas, a mudança trouxe maior agilidade para ações de busca e apreensão, aumentando significativamente o número de processos nas varas especializadas em execuções de bens financiados.

“Essa decisão é fundamental para proteger as instituições financeiras, garantindo que possam recuperar bens financiados de forma mais ágil e eficaz, sem que o credor seja prejudicado por estratégias protelatórias do devedor”, apontou André Dantas.

De acordo ainda com o advogado, para os consumidores, a nova regra reforça a importância de manter os dados cadastrais atualizados, já que o envio ao endereço informado no contrato é suficiente para acionamento judicial.

Ao flexibilizar as exigências, o STJ visa proteger o mercado de crédito brasileiro, tornando-o mais previsível e seguro para as empresas, incentivando maior confiabilidade nas operações financeiras e jurídicas.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais