O vereador de Fortaleza, Juninho Aquino (Avante), teve o mandato cassado nesta segunda-feira (18), pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por abuso de poder nas eleições do ano passado, diante de ameaças contra candidatos concorrentes que buscavam votos nos bairros Jardim Iracema e Padre Andrade.
Segundo a denúncia do ex-vereador, sindicalista e advogado Márcio Cruz, o parlamentar que tomou posse na Câmara Municipal de Fortaleza, em junho deste ano, na condição de segundo suplente do Avante, teria ligação com uma facção criminosa que intimidava concorrentes. O plano do TRE-CE, no entanto, rejeitou a ligação do vereador com o crime organizado, mas aceitou que a militância do então candidato ameaçou concorrentes.
Juninho Aquino faz parte da base de apoio do prefeito Evandro Leitão (PT), quando também apoiou o então candidato petista no segundo turno à Prefeitura de Fortaleza. No primeiro turno, ele apoiou o então prefeito Sarto (PDT).
A defesa de Juninho Aquino disse que o parlamentar é vítima de “perseguição política”, “tendo em vista a sua votação expressiva, o que gerou a insatisfação de um determinado candidato”.