Categorias: Justiça

Chapada do Araripe – Justiça Federal busca acordo sobre ocupações irregulares

Chapada do Araripe vive ocupações irregulares. Foto: Divulgação

O juízo da 16ª Vara Federal em Juazeiro do Norte (Região do Cariri) promoveu audiência de conciliação envolvendo ações civis públicas movidas pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o Município do Crato e particulares. Isso em razão de ocupações irregulares na Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe.

O objetivo da audiência, realizada na última segunda-feira, foi buscar uma solução consensual para regularizar as ocupações, que envolvem famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O encontro contou com a participação de representantes do município, do MPF, do ICMBio e do Ministério Público do Estado.

Cronograma de ações

Durante a audiência, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Crato apresentou um cronograma de ações para organizar o uso e ocupação do solo na região, o qual foi aprovado pelo MPF e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e homologado pelo juiz federal Fabricio de Lima Borges.

Entre as medidas previstas, destacam-se:

• Regularização das autorizações para construções até junho de 2025;
• Ações educativas sobre prevenção de queimadas e tratamento de águas residuais;
• Planejamento de melhorias na infraestrutura das vias locais até dezembro de 2025;
• Acompanhamento social contínuo das famílias afetadas.

A próxima audiência ocorrerá no dia 22 de abril, quando será apresentado um estudo socioeconômico sobre as famílias envolvidas no processo. O levantamento ajudará a viabilizar uma solução definitiva para a regularização das ocupações.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais