“Ocupar o cargo de procurador-geral de Justiça é um grande desafio, mas também uma dádiva para os vocacionados ao serviço público e à promoção da justiça. Tenho convicção que esta é minha vocação: servir à sociedade cearense e, junto com os demais membros e servidores e os órgãos e parceiros institucionais, garantir uma vida mais digna para o nosso povo”.
A declaração é do novo procurador-geral de Justiça do Ceará, Herbet Santos, durante a posse do cargo, na noite dessa sexta-feira (16).
Ao apontar que o Ministério Público do Ceará (MPCE) inicia um novo ciclo, com foco na proteção dos direitos fundamentais, atenção especial às comunidades vulneráveis e enfrentamento ao crime organizado, de forma regionalizada e no ambiente digital, Herbet Santos ressaltou que “é indispensável investir em tecnologia, especialização e segurança institucional para ampliar a capacidade investigativa e garantir respostas rápidas e eficazes à sociedade”.
“O combate às organizações criminosas cobra do Ministério Público uma postura firme, planejada e orientada por inteligência estratégica”, destacou.
Herbet Gonçalves Santos
Natural de Juazeiro do Norte, Herbet Gonçalves Santos ingressou no MP do Ceará em 2014, atuando inicialmente nas comarcas de Jaguaribe e Iguatu. Em Fortaleza, tornou-se titular de uma das Promotorias de Justiça de Combate às Organizações Criminosas, destacando-se pelo enfrentamento estratégico e institucional. Sua experiência inclui atuação como conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), do Ministério da Justiça, e como membro colaborador do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Antes de ingressar no MPCE, foi procurador do Estado do Amapá (2009-2012) e defensor público do Ceará (2012-2014). Entre 2021 e 2025, presidiu a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP).