Categorias: Justiça

Justiça Federal avança em conciliação sobre ocupações irregulares na APA do Araripe

A beleza que é a Chapada do Araripe. Foto: Arquivo

A Jusdtiça Fedderal do,Ceará, por meio da 16ª Vara Federal, avançou na conciliação referente às Ações Civis Públicas movidas pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o Município do Crato e moradores da região, devido a ocupações irregulares na Área de Preservação Ambiental (APA) da Chapada do Araripe.

Em audiência na ultima semana, que deu continuidade à sessão realizada no dia 10 de março, representantes da Prefeitura do Crato, do ICMBIO, da OAB/CE (subseções do Crato e Juazeiro do Norte), do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA) e do Ministério Público do Estado do Ceará sentaram à mesa.

Por determinação do juízo, o secretário de Assistência Social do Crato deverá, em até 15 dias, informar se os réus das ações civis públicas podem ser contemplados pelo programa de aluguel social municipal, que oferece auxílio mensal de R$ 400,00, ou se podem ser incluídos em programas sociais equivalentes mantidos pelos governos estadual ou federal.

Também ficou estabelecido que a Secretaria de Meio Ambiente do Crato tem até cinco dias para comprovar, por meio de registros fotográficos, a instalação de placas informativas em áreas indicadas por auto de constatação anterior. Além disso, deverá, em até 15 dias, atualizar nos autos a situação do processo administrativo que trata da regularização fundiária dos imóveis em questão e indicar as medidas ambientais compensatórias que serão adotadas.

Outro ponto de destaque foi a exigência de prestação de contas, na próxima audiência, sobre o andamento das ações previstas para serem concluídas até 30 de junho. Entre elas estão a regularização de alvarás de construção e a realização de campanha educativa sobre prevenção de queimadas com a comunidade local.

Nova audiência

A próxima audiência entre as partes foi marcada pelo Juízo da 16ª Vara Federal para o dia 2 de julho próximo.

Na ocasião, deverão ser apresentados novos avanços no processo de conciliação, visando a preservação da Chapada do Araripe e a garantia de direitos às famílias atingidas.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais