Um deputado estadual foi alvo nesta segunda-feira (20) de uma operação do Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio da Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), diante da investigação de um esquema de repasse de salários de assessores parlamentares para pagamento de dívida feita por ele a um advogado que atua como agiota.
De acordo com a operação que recebeu o nome de “Simulatio” (simulação), assessores “fantasmas” indicados pelo advogado e lotados no gabinete do deputado repassavam ao advogado parte dos salários recebidos de forma a pagar as dívidas feitas pelo parlamentar.
A operação resultou no cumprimento de oito mandados de busca e apreensão contra servidores e ex-servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), nos municípios de Fortaleza e Maracanaú.
Alece
Em nota, a Assembleia Legislativa informa:
“Conforme noticiado, as investigações correm sob sigilo e não há, até o momento, nenhuma comunicação oficial à Alece sobre o assunto.”
E complementa: “A Casa aguarda o desenrolar das investigações colocando-se à disposição dos órgãos de fiscalização para as apurações que se fizerem necessárias.”
Suspeição
O Blogdoeliomar buscou alguns deputados estaduais que se disseram incomodados com a não revelação do nome do parlamentar, por parte do Ministério Público, pois colocaria os demais sob suspeição. O Blogdoeliomar chegou à identidade do deputado, mas não conseguiu a confirmação da Procap. Tudo corre em sigilo.