Categorias: Cidadania

MPCE passa a notificar, por meio do WhatsApp, partes para propor acordos

Sede das Promotorias do MPCE. Foto: Arquivo

O Ministério Público do Estado do Ceará realiza agora a notificação das partes para propor Acordos de Não Persecução Penal (ANPP) por meio do WhatsApp. Este é o primeiro serviço da Secretaria Virtual do MP que prevê interação direta tanto com o indiciado quanto com a vítima.

A mensagem, segundo a Secretaria de Comunicação Social do MPCE, é enviada pela assistente virtual “OlímpIA informa” sobre a possibilidade de celebração do acordo, orienta sobre os próximos passos e estabelece um prazo para que a pessoa confirme sua identidade e entre em contato com a promotoria responsável para o agendamento da audiência.

Mais agilidade

Além da garantia de identidade, a funcionalidade vai trazer mais agilidade e uniformizar o processo de notificações do ANPP. “Antes, essa etapa podia levar vários dias e, em alguns casos, até várias semanas para ser concluída. Agora, nossa expectativa é que o trabalho de notificação seja finalizado em até 48 horas”, destaca a promotora de Justiça.
O serviço se soma às demais funcionalidades já oferecidas pela Secretaria Virtual, que auxilia Promotorias de Justiça de todo o Estado na realização de notificações de arquivamento de Inquéritos Policiais, Procedimentos Investigatórios, Notícias de Fato, Procedimentos Administrativos, Procedimentos Preparatórios e Inquéritos Civis.
O que é ANPP
O Acordo de Não Persecução Penal é um instrumento legal em que o Ministério Público oferece ao investigado, que cometeu certos crimes sem violência ou grave ameaça, a possibilidade de cumprir condições como reparação de danos, prestação de serviços ou prestação pecuniária, em vez de responder a um processo criminal. O objetivo é resolver o conflito de forma mais rápida, desburocratizar o Judiciário e evitar a estigmatização do investigado, sem necessidade de sentença condenatória.
SERVIÇO
*Notificações sobre ANPP – (85) 3252-8946.
Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais