Categorias: Justiça

MPCE sugere inteligência na segurança do IJF

Fachada do IJF-Centro. Foto: Arquivo

Em reunião nessa quinta-feira (25) com representantes do Instituto Doutor José Frota (IJF), da Prefeitura de Fortaleza, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, no Cambeba, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) apontou a necessidade de medidas mútuas de inteligência e de vigilância que garantam a qualidade de atendimento no IJF e reforcem a segurança para pacientes, visitantes e profissionais que atuam na unidade de saúde.

Na terça-feira (23), um ex-funcionário terceirizado do IJF adentrou no maior equipamento público da Prefeitura de Fortaleza, por meio do reconhecimento facial, e matou a tiros e depois decapitou um servidor terceirizado, durante o expediente de trabalho do profissional. Após mais de 20 minutos no IJF, o assassino fugiu sem ser abordado. Ele foi preso horas depois, pela Polícia, em Aquiraz.

Dentre as melhorias emergenciais em diversas áreas, sugeridas no encontro, os promotores e procuradores apontaram um maior controle no acesso, intervenções físicas para instalação de equipamentos de vigilância (câmeras, por exemplo), maior quantidade de guardas municipais e incremento de forças de segurança dentro da unidade hospitalar.

Há quatro meses, o Ministério Público já havia recomendado que a gestão adotasse medidas para aumentar a segurança do equipamento.

A reunião foi articulada pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde) e pela 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza. Representando o MP do Ceará, estiveram presentes as promotoras de Justiça Ana Karine Leopércio, coordenadora do Caosaúde; Ana Cláudia Uchôa, titular da 137ª PJ de Fortaleza; e Juliana Mota, coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim); a procuradora de Justiça Isabel Pôrto, coordenadora auxiliar do Caosaúde; e o promotor de Justiça Nelson Gesteira, com atuação da área da Execução Penal.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais