Buscar soluções integradas para os desafios das cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Este é o principal objetivo do Parlamento Metropolitano, uma iniciativa de cooperação intermunicipal que surge para unificar a força dos poderes legislativos da Grande Fortaleza em prol do desenvolvimento sustentável, econômico e social do território.
Idealizador do projeto, o presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, Raphael Pessoa, destaca que a iniciativa surge como um passo a mais na importância das casas legislativas da RMF, permitindo que os municípios ganhem em representatividade e maior poder de diálogo junto aos governos Estadual e Federal.
“A criação do Parlamento Metropolitano é um marco de maturidade política para o nosso legislativo. As divisas entre os nossos municípios são geográficas, mas os problemas e os desafios da nossa gente são exatamente os mesmos. O grande propósito deste bloco é fazer com que as câmaras caminhem juntas, trocando experiências e construindo soluções reais e integradas que melhorem a qualidade de vida e tragam mais dignidade para o cidadão”, ressalta Raphael Pessoa.
Instalação
Para marcar o início oficial desta iniciativa, a solenidade de instalação do Parlamento Metropolitano será realizada no dia 2 de julho, às 15 horas.
O município de Aquiraz (RMF) foi escolhido para sediar o ato inaugural como uma homenagem à primeira capital do Ceará. A partir deste primeiro encontro, o Parlamento adotará um formato itinerante, percorrendo de forma cronológica as demais cidades integrantes, aproximando o debate regional das realidades locais.
SERVIÇO
*Solenidade de Instalação do Parlamento Metropolitano
Câmara Municipal de Aquiraz – Avenida Santos Dumont, 30 – Centro, Aquiraz.
Horário: 15 horas.