Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“O Nordeste de Luiz Gonzaga”

Professor João Teles. Foto: Reprodução

“Muito já foi dito de Gonzaga, mas a fala do pesquisador do Rio Grande, fala por só, por que é prenhe de sabedoria, vinda do peito de um conhecedor profundo desse Nordeste sofrido e vilipendiado, apesar de rico, em muitas coisas”, aponta o professor e historiador João Teles de Aguiar. Confira:

“Luiz Gonzaga”, diz (em 1973) Luís da Câmara Cascudo, o grande folclorista potiguar, “é uma legitimidade do sertão tradicional. Sua inspiração mantém as características do ambiente poderoso e simples, bravio e natural, onde viveu. Não imita. Não repete. Não pisa rastro de nome aclamado.” E vai desfiando adjetivos, para falar desse grande nome do Nordeste. Cascudo sabia tudo dessa terra e falava com propriedade absoluta. “Lua” foi grande demais.

E prossegue o mestre do RN:

“E ele, mesmo sozinho, inteiro, solitário, povoando os arranha-céus, com as figuras imortais do Nordeste, ardente e sedutor, fazendo florir cardeiros e mandacarus, levantando os mormaços dos tabuleiros, através das cidades tumultuosas, onde permanece.”

Aqui, Cascudo fala do Gonzaga desbravador de cidades, lugarejos, lugares, nesse País tão grande. Grande, como o homenageado. E fala um pouco das terras, por onde andava e militava, o grande bardo do Nordeste:

“Sertão sem rodovias, luz elétrica, gasolina. Vaqueiros, cantadores, romeiros de São Francisco de Canindé, Juazeiro, Santa Rita dos Impossíveis. Poeira heroica das feiras e das vaquejadas. Viola do rojão de dois-por-quatro, sanfonas de oito baixos, pobreza milionária, na emoção irradiante, inexplicável alegria das coisas suficientes.”

Foi esse sertão árido e complicado que Luiz alegrou, com seu xaxado, seu xote e se baião…

E continua Cascudo, derramando loas a Luiz Gonzaga, o nosso eterno e inesquecível “Rei do Baião”:

“Não posso compará-lo a ninguém. Luiz Gonzaga é uma coordenada humana, que as ventanias urbanas fazem vibrar sem modificação. Não é retentiva, artificialismo, sabedoria de recursos mentais ‘aproveitando’ o sertão. Ele próprio é a fonte, cabeceira e nascente de suas criações. (…).”

E, Cascudo vai longe, em seu texto-homenagem, sobre o nosso personagem. Muito já foi dito de Gonzaga, mas a fala do pesquisador do Rio Grande, fala por só, por que é prenhe de sabedoria, vinda do peito de um conhecedor profundo desse Nordeste sofrido e vilipendiado, apesar de rico, em muitas coisas. Um Nordeste ainda hoje (2024) xingado, atacado… Mas incapaz (falo aqui de seu sofrido povo) de fazer o que é errado, “de pegar no alheio”, mesmo em momentos cruciais, de desarranjado político-administrativo, como que vimos recentemente (na pandemia). Viva o Nordeste!

João Teles de Aguiar é professor e historiador

COMPARTILHE:

Uma resposta

  1. Muito bem, professor João Teles! Luís da Câmara Cascudo é um grande folclorista, um profundo conhecer do folclore nordestino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias
“Se acaso você chegasse” – Cyro Monteiro

“Se acaso você chegasse” – Cyro Monteiro

https://www.youtube.com/watch?v=6xrMnC4-6_A Homenagem do Blogdoeliomar ao cantor e compositor carioca Cyro Monteiro, que neste sábado deixa 51 anos de saudade.

Trump agradece resposta rápida do Serviço Secreto e promete se manifestar sobre atentado

Trump agradece resposta rápida do Serviço Secreto e promete se manifestar sobre atentado

O candidato a presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu se manifestar sobre o atentado neste sábado (13), durante comício na Pensilvânia. Já o presidente Joe Biden condenou o atentado,

Atirador em comício de Trump teria sido morto, segundo Washington Post

Atirador em comício de Trump teria sido morto, segundo Washington Post

O suposto atirador no comício de Donald Trump, neste sábado (13), na Pensilvânia, teria sido morto por policiais norte-americanos, segundo o Washington Post. O jornal informou ainda que uma pessoa

Comício de Trump é interrompido por barulhos de tiros e candidato é retirado com manchas vermelhas no rosto

Comício de Trump é interrompido por barulhos de tiros e candidato é retirado com manchas vermelhas no rosto

Um comício de Donald Trump, na cidade de Butler, na Pensilvânia, neste sábado (13), foi interrompidos pelo barulho de tiros. O candidato foi cercado e protegido por seguranças e mostrou

Inscrição para concurso da Justiça Eleitoral termina na próxima quinta

Inscrição para concurso da Justiça Eleitoral termina na próxima quinta

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às 18h, no horário oficial de Brasília. Ao todo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e 26

Atlético Cearense perde para América/RN em jogo de três pênaltis e deixa o G4 na Série D

Atlético Cearense perde para América/RN em jogo de três pênaltis e deixa o G4 na Série D

Em um jogo de três pênaltis, na tarde deste sábado (13), no estádio Domingão, o Atlético Cearense perdeu para o América/RN, por 2 a 1, o deixou o G4 do