Categorias: Justiça

Processo digital tem menor prazo de tramitação que processo físico, diz Barroso em defesa do Programa Justiça 4.0

“Já temos três núcleos 4.0, sendo dois provisórios e um definitivo, criado por lei. Já implantamos o domicílio digital, estamos com pagamento de custas por meio de PIX e o desenvolvimento de 22 robôs já operando em atividades diversas com forte atuação em várias áreas, inclusive nas execuções fiscais. Tudo isso é motivo de alegria para a gente e certamente iremos crescer mais ainda”.

O relato é do desembargador Abelardo Benevides, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), nesta sexta-feira (1º), durante a promoção do Programa Justiça 4.0, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec),que contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso.

Barroso explicou que a ideia do programa Justiça 4.0 é “promover a digitalização mais ampla possível do Poder Judiciário e do processo digital, que tem prazo de tramitação significativamente menor que o processo físico. Por isso estamos estimulando todos os tribunais a aderirem a essa plataforma que vai agilizar a Justiça brasileira”.

Abelardo Benevides Moraes agradeceu a presença do ministro e destacou que é a segunda visita de um presidente do STF e CNJ ao Ceará, em menos de quatro meses. Em agosto último, a ministra Rosa Weber esteve no Estado para a abertura da XVII Jornada Lei Maria da Penha, na primeira vez que o evento se realizou fora de Brasília.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais