Categorias: Política

Senador ou deputado federal: Inácio Arruda volta a disputar cargo eletivo em 2026

Zé Dirceu com Inácio Arruda. Foto: Paulo MOska.

O secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Inácio Arruda (PCdoB), disse, em entrevista ao Blogdoeliomar, que voltará a disputar cargo eletivo em 2026.

Segundo o ex-senador, ele aguarda conversa com o presidente Lula para definir se disputará o Senado ou a Câmara Federal.

Para Inácio, o MDB já estaria bem contemplado no bloco de aliados com a vice Jade Romero, que deverá repetir a chapa à reeleição de Elmano (PT), deixando uma das vagas para a federação PT/PCdoB/PV.

“Evidente que no Ceará teremos a candidatura à reeleição de Elmano, superfavorito. (…) São duas vagas (ao Senado), temos que discutir. Você tem a vice-governadoria que está muito bem colocada nas mãos da Jade (Romero). Acho que Elmano e Jade já está mais ou menos bem resolvido. As outras funções (candidaturas) nós vamos discutir. Claro que Cid Gomes, candidato: ‘não, eu sou candidato à reeleição ao Senado’, é outro quadro (já) discutido. Temos que debater, sim, a outra vaga, deixar em aberto”, avaliou o secretário nacional.

No páreo

Os deputados federais José Nobre Guimarães (PT) e Eunício Oliveira (MDB) já acenaram para pré-candidaturas ao Senado.

Serão renovadas as cadeiras ocupadas por Cid Gomes (PSB) e Eduardo Girão, este do Novo.

Projetos

Inácio Arruda destacou ainda avanços na área da ciência e tecnologia no país, diante dos programas “Mais Ciência na Escola”, convênios com universidades públicas no Ceará e contratos a serem executados em 2025, com um montante de R$ 500 milhões em inovações tecnológicas para empresas.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais