Nesta quinta-feira (9), a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou o fim da Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (TMRSU), a famigerada “Taxa do Lixo“.
A revogação da taxa do lixo era uma promessa de campanha do prefeito Evandro leitão (PT).
Por unanimidade, a revogação foi aprovada, mas um problema surgiu por meio da oposição, que quer por meio de emendas o ressarcimento do dinheiro daqueles que pagaram a taxa do lixo, nesses últimos dois anos, além do perdão dos inadimplentes.
Para o líder do governo Evandro, vereador Bruno Mesquita (PSD), a promessa de campanha de Evandro Leitão era o fim da taxa, não o ressarcimento ou o perdão.
Conexão
O presidente da Câmara, vereador Leo Couto (PSB) destacou que a aprovação foi uma prova de que a gestão pública precisa estar cada vez mais conectada às necessidades da população e relembrou: “Fomos contra a taxa do lixo desde o início, ainda em 2022, assim como foi com meu pai há mais de 20 anos quando vereador”, afirmou.
A TMRSU foi instituída na gestão do ex-prefeito José Sarto (PDT), com o objetivo de financiar a coleta e o tratamento de resíduos sólidos.
Contudo, a medida vinha sendo alvo de críticas por parte da população, que apontava o aumento significativo no custo de vida e questionava a transparência na aplicação dos recursos.
Já o prefeito Evandro Leitão (PT) garanteque o custeio dos serviços de manejo de resíduos sólidos será financiado por receitas acessórias (como a comercialização de materiais recicláveis, resíduos orgânicos e outros subprodutos), subvenções governamentais (transferências financeiras da União e do Estado), Parcerias Público-Privadas (PPPs), receitas de créditos de carbono e outras fontes permitidas por lei.
*Evandro e Gabriella comemoraram em suas redes sociais aqui.
*ATUALIZAÇÃO (18H20MIN) – Já em redação final, a proposta da oposição pó- Refis para inadimplentes ou ressarcimento da taxa não foi aprovada.
Uma resposta
Falta julgar o caso do Vereador inspetor Alberto agrediu um porco. Os animais merecem respeito e direito a vida.