Categorias: Artigo

“Flávio Dino na Suprema Corte”

Edson Guimarães é especialista em Direito Eleitoral. Foto: Reprodução

Com o título “Flávio Dino na Suprema Corte”, eis artigo de Edson Guimarães, advogado e especialista em Direito Eleitoral. Ele elogia a escolha feita pelo presidente Lula. 

Confira:

O maranhense Flávio Dino teve sua indicação aprovada pelo Senado Federal para integrar o Supremo Tribunal Federal, numa maioria que bem demonstra a confiança que a nomeação do presidente Lula inspira.

Bacharel em Direito, com mestrado em Direito Constitucional, professor da UFMa, foi juiz federal, tendo obtido o primeiro lugar no difícil concurso para magistratura federal, por seus méritos. Foi também presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil e integrou o Conselho Nacional da Justiça, tendo ainda sido convocado a integrar temporariamente o STJ. Méritos não lhe faltam para ser reconhecido como portador de notável saber jurídico, requisito essencial para integrar aquele sodalício.

No entanto, senadores de oposição, em sua esmagadora maioria de direita, mesmo reconhecendo as qualidades do indicado, sob alegações pífias, declararam, durante a sabatina na CCJ , que votariam contra, sem conseguir fundamentar as razões da rejeição. O que é certo é que a desaprovação a Flavio Dino se deu, somente por razões ideológicas, diga-se de passagem, mesquinhas e quase ridículas.

Sua eficiente atuação à frente do Ministério da Justiça incomodou a tantos que lhe deram um “não” nas votações nas instâncias da Câmara Alta do parlamento. No entanto, não foram suficientes para reprovar a acertada escolha presidencial.

A participação de Flávio Dino no STF, sem nenhuma dúvida, levará conhecimento jurídico e equilíbrio aos acórdãos da sua lavra, enriquecendo a jurisprudência do tribunal. Investido na função, ele saberá, com certeza distinguir suas convicções ideológicas, impondo imparcialidade às decisões que lhe couberem.

*Edson Guimarães,

Advogado e especialista em Direito Eleitoral.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais