Categorias: Justiça

MP Eleitoral pede condenação da prefeita de Acaraú por uso indevido da máquina pública

Fachada da sede do MPCE. Foto: Arquivo

O Ministério Público Eleitoral (MPE) está reforçando as ações de fiscalização para coibir a utilização da máquina pública para autopromoção eleitoral por parte de gestores municipais. O uso de recursos e estruturas públicas para fins de promoção pessoal e publicidade institucional é expressamente proibido, configurando improbidade administrativa e abuso de poder, conforme determina a legislação vigente.

Recentemente, a Promotoria da 30ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara, apresentou uma representação à Justiça Eleitoral contra a prefeita de Acaraú, Ana Flávia Ribeiro Monteiro. A ação, baseada em um Relatório Técnico da Procuradoria Regional Eleitoral, aponta a existência de 210 publicações no Instagram oficial da Prefeitura de Acaraú, entre janeiro e junho deste ano, que promovem programas e ações municipais com menções pessoais à prefeita e aos secretários municipais. Tais condutas são vedadas pela legislação eleitoral.

Essas ações podem resultar no cancelamento do registro ou do diploma dos agentes públicos envolvidos, devido à utilização indevida de veículos ou meios de comunicação social em benefício de candidatos ou partidos políticos. Em sua representação, o MPE requer que a prefeita seja intimada a remover as marcações de seu perfil pessoal nas publicações irregulares, assim como as marcações dos perfis pessoais dos secretários municipais.

(MPCE)

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais